Galeria de Arte Municipal de Dois Vizinhos Inaugura Exposição "Criações e (Des)construções"
Na noite de terça-feira, 5 de novembro de 2024, foi inaugurada a Galeria de Arte Municipal de Dois Vizinhos em anexo a Biblioteca Pública Municipal, que fica localizada na Rua Dedi Barrichelo Montagner n° 191, centro. A Galeria abriu suas portas com a exposição "Criações e (Des)construções", que ficará disponível ao público até o dia 13 de dezembro. A exposição, traz à tona a criatividade dos alunos dos cursos de pintura em tela e desenho e explora as múltiplas facetas do cubismo. O projeto, que tem entrada franca à população, é realizado pelo Departamento de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e conta com o apoio da Administração Municipal.
Com curadoria dos professores e artistas Débora Belusso, Jean Bortot, Josiane Ramos e Jeferson de Sá, e organização da Diretora de Cultura Gilvana Schmoeller, a exposição apresenta uma rica diversidade de obras que transitam entre a figuração e a abstração, desafiando o olhar do público a perceber o mundo sob novas perspectivas. O cubismo, movimento que revolucionou a arte no século XX, é explorado de forma criativa e contemporânea pelos alunos, que trazem para as telas e papéis suas interpretações dessa linguagem vanguardista.
Além das obras de arte, a exposição oferece experiências sensoriais únicas. Duas salas especialmente preparadas proporcionam ao visitante uma vivência imersiva no universo artístico: a Sala Sensorial Tátil, que destaca a importância do tato na apreciação da arte, permitindo uma interação mais profunda com as formas e texturas; e a Sala de Imersão Luz e Sombra, que ilustra de maneira envolvente o movimento cubista e a utilização audiovisual como elemento transformador na arte.
A Galeria está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 20h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. A visitação está disponível para todos os públicos, sendo uma excelente oportunidade para conhecer o talento local e vivenciar o mundo da arte de maneira inovadora. Para os universitários, será disponibilizado certificado de horas culturais. Não perca a chance de se encantar com as "Criações e (Des)construções" e viver a arte cubista em uma experiência única e sensorial.
E a boa notícia não para por aí! A partir de janeiro de 2025, o Departamento de Cultura abrirá uma agenda especial para artistas locais e regionais que desejam expor seus trabalhos na Galeria. Uma excelente oportunidade para os talentos da região mostrarem sua arte para a comunidade.